Ajude-nos a construir a diferença!

Escola Shillong

Introdução

Queres realmente fazer a diferença na vida dos pobres? Venha numa aventura a Meghalaya, a terra das nuvens, e ajude a ensinar inglês, matemática, informática, ciências ou partilhe quaisquer outras competências que tenha.

As competências que puder partilhar ajudarão as crianças tribais e de castas inferiores desesperadamente pobres de Shillong, uma escola primária com um pequeno orfanato anexo.

Participe nas sessões diárias de meditação das nossas crianças e desenvolva todo o seu potencial enquanto ajuda as nossas crianças a desenvolverem o delas.

Ambiente

Non Mynsong é uma zona muito pobre de Shillong, no estado de Meghalaya, no nordeste da Índia. É um caldeirão de culturas: Bengalis, Nepaleses, Biharis e Khasis (grupo tribal indígena).

A maior parte das famílias que vivem nesta encosta apinhada estão alojadas em cabanas de madeira alugadas, com uma família por quarto. Para a maioria, é uma luta diária para sobreviver.

A nossa escola é pequena, com cerca de 65 crianças. No futuro, queremos desenvolver os nossos programas de educação e aumentar o tamanho do nosso orfanato, que atualmente alberga 4 crianças, e criar um albergue para dar a mais crianças rurais carenciadas e empobrecidas das zonas periféricas a oportunidade de uma educação.

Actividades em que pode participar

Gostaria de ajudar a ensinar as nossas crianças da escola? Gostaria de ajudar a cuidar dos órfãos mais novos, que expressam a sua criatividade através de travessuras no momento em que ninguém está a olhar? Também precisamos de ajuda na angariação de fundos para construir um orfanato melhor para as nossas crianças.

Se quiser vir partilhar as suas competências connosco durante uma semana, um mês ou 6 meses, acolhê-lo-emos na nossa pequena família, ensinar-lhe-emos a nossa cultura e dar-lhe-emos uma experiência rica do modo de vida indiano. Se desejar, também lhe ensinaremos meditação!

Direção

Didi Ananda Kalyanbrata é muito simpática e descontraída. Ela mostra a sua simpatia e hospitalidade, regando-o com muita comida deliciosa. O seu inglês é um pouco fraco, por isso espera que um voluntário a ajude a melhorar.

Alojamento

Os voluntários ficam numa sala de aula que foi convertida num quarto simples com uma cama grande. No inverno faz muito frio, mesmo com um aquecedor. Por isso, traga roupa quente e um bom saco-cama.

De quem é que precisamos?

Damos preferência a voluntários do sexo feminino ou casais. Deve ter um bom carácter moral e respeitar a cultura local.

O seu trabalho como voluntário

O seu trabalho como voluntário incluirá:

  • ensinar inglês, matemática, informática, ciências, história, geografia ou quaisquer outras competências académicas
  • académicas ou não académicas que possua às crianças
  • formar os professores para planearem e darem aulas criativas
  • ajudar com os trabalhos de casa depois da escola
  • jogar jogos ou organizar actividades para as crianças durante os tempos livres
  • ensinar-lhes sobre a sua vida e partilhar a deles
  • ajudar-nos a encontrar formas de angariar fundos para um melhor edifício para a nossa escola

O que esperar

Na Índia, a aprendizagem mecânica é a norma e centenas de alunos aborrecidos saem todos os dias das nossas escolas carregados de livros e com horas de trabalhos de casa pela frente (um esforço para compensar as deficiências de ensino durante as aulas).

Gostaríamos de ter um voluntário que pudesse ajudar a ensinar os professores a tornar as aulas mais interessantes utilizando métodos lúdicos. Se for um professor do jardim de infância ou do primeiro ciclo do ensino básico com uma mente criativa e a capacidade de fazer maravilhas com um orçamento reduzido, recebê-lo-emos de braços abertos.

Gostaríamos de ensinar inglês falado às crianças e aos professores para melhorar o nível. Na Índia, as crianças só aprendem a ler e a escrever em inglês, mas nunca aprendem a falar! Queremos remediar esta situação.

Comentários de antigos voluntários:

Outros projectos que aceitam voluntários: Uma Nivas, Jaipur