


Quer realmente fazer a diferença na vida dos pobres? Venha numa aventura até às aldeias tribais de Bengala Ocidental e ajude a ensinar inglês, matemática, informática, ciências ou quaisquer outras competências que tenha.
As competências que puder oferecer ajudarão as crianças tribais desesperadamente pobres de Santhal em Uma Nivas, uma escola primária e secundária para raparigas com um orfanato anexo.
Participe nas sessões diárias de ioga e meditação das nossas crianças e desenvolva todo o seu potencial enquanto ajuda as nossas crianças a desenvolverem o delas.
Ambiente
O projeto Uma Nivas está situado na aldeia de Katanga, distrito de Purulia, Bengala Ocidental. A escola primária tem cerca de 150 rapazes e raparigas, 50 dos quais são residenciais, enquanto a escola secundária tem cerca de 150 crianças a frequentar. O orfanato alberga 15 raparigas com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos.
A área circundante é povoada por tribos santhals que, na sua maioria, vivem muito abaixo do limiar da pobreza. A escola secundária fornece ensino subsidiado e, nalguns casos, gratuito às crianças locais. Um albergue escolar acomoda cerca de 50 raparigas de zonas mais afastadas que não podem vir diariamente devido à falta de transporte fácil.
Uma pequena clínica homeopática gerida pelo diretor da escola secundária também fornece cuidados médicos para problemas menores e uma ambulância está disponível para levar cuidados mais graves para os hospitais das cidades vizinhas. No futuro, queremos ajudar a desenvolver as infra-estruturas das aldeias… criar um centro de saúde natural, uma maternidade para proporcionar condições higiénicas para o parto, construir mais poços e muito mais. As pessoas aqui são inimaginavelmente pobres. Precisam muito da nossa ajuda. Traga as suas capacidades e venha juntar-se a nós!
Direção
Didi Ananda Vratiisha, a diretora do liceu, é uma pessoa muito alegre, calorosa e hospitaleira. É uma grande assistente social e dirige o liceu Uma Nivas há 20 anos. Fala muito bem inglês e fá-lo-á sentir-se imediatamente em casa. Também está aberta a novas ideias no que diz respeito à gestão do seu projeto e é profundamente respeitada pela população local, pois tenta realmente ajudá-la a resolver os seus problemas.
Alojamento
A escola dispõe de um quarto de tamanho médio onde podem ficar um ou dois voluntários. O fornecimento de eletricidade é geralmente bom, exceto na estação das chuvas.
Na escola, o banho é tomado na casa de banho ou perto do poço, no jardim, e a lavagem da roupa é feita no poço. Os voluntários receberão formação sobre como tomar banho ao estilo indiano!
Será fornecida comida vegetariana pura, mas poderá comer outra comida fora do nosso projeto, se assim o desejar.
Independentemente da forma como escolher ajudar, o programa de voluntariado da AMURT dá-lhe uma experiência rica da cultura e do modo de vida indianos que ficará consigo muito depois de regressar a casa. E os seus alunos nunca o esquecerão…
De quem é que precisamos?
Damos preferência a voluntários do sexo feminino ou casais. Deve ter um bom carácter moral e respeitar a cultura local.
O seu trabalho como voluntário
O seu trabalho como voluntário incluirá:
- ensinar inglês, matemática, informática, ciências, história, geografia ou partilhar quaisquer outras competências académicas ou não académicas que possua.
- formar os professores para planearem e darem aulas criativas
- ajudar com os trabalhos de casa depois da escola
- jogar jogos ou organizar actividades para as crianças durante o recreio, ensinar-lhes a sua vida e aprender sobre a delas
- se tiver gosto pela atividade física, a sua ajuda no nosso jardim será apreciada, abrindo caminhos, plantando legumes ou limpando os arbustos que ameaçam constantemente tomar conta dele.
- torne-se um membro da nossa pequena família durante o tempo que cá estiver e divirta-se connosco.
- ficaremos felizes se os voluntários também puderem ensinar canções, dança e teatro às crianças.
O que esperar
Na Índia, a aprendizagem mecânica é a norma e centenas de alunos aborrecidos saem todos os dias das nossas escolas carregados de livros e com horas de trabalhos de casa pela frente. Isto deve-se a defeitos de ensino durante as aulas.
Gostaríamos de ter um voluntário que pudesse ajudar a ensinar os professores a tornar as aulas mais interessantes utilizando métodos lúdicos. Se é um professor do jardim de infância ou do primeiro ciclo do ensino básico com uma mente criativa e a capacidade de fazer maravilhas com um orçamento reduzido, recebê-lo-emos de braços abertos.
Precisamos da sua ajuda para ensinar inglês falado às crianças e aos professores. Na Índia, as crianças só aprendem a ler e a escrever inglês, mas nunca aprendem a falar! Queremos remediar esta situação.