20 JAN (Lisboa) – Numa emissão local de notícias em Asheville (EUA), o coordenador da AMURT, Dharma Russofav, e Amber Munger (colaborador), falaram com os media a partir da base de operações da ONU.
Numa reunião da ONU sobre o actual trabalho de auxílio, foi salientado que a pouca ajuda que está a chegar ao Haiti vem toda de pequenas organizações que enviam recursos através da República Dominicana.
"São as pequenas organizações que estão a salvar vidas hoje" – relata Amber – "As agências internacionais estão encalhadas por agora, e não há recursos que estejam efectivamente a chegar aos Haitianos. Também devido ao facto de muitas destas agências terem sofrido imensas perdas de vida"
Com um espírito elevado, apesar de uma intoxicação alimentar nesta manhã, o coordendaor da AMURT, Dharma Russofav, fez um apelo para mais donativos, medicamentos, e voluntários qualificados para ajudar nos esforços de assistência na capital.
"O nosso objectivo é tirar as pessoas da cidade", diz Dharma – "a cidade está tão tóxica que é impossível viver lá. Há muitos corpos espalhados e a reserva de água está poluída."
"Este é um evento muito, muito traumático. Até para adultos… vejo-me a mim, que pratico yoga e meditação há anos, e sinto-me algo traumatizado… imagino estas crianças todas… nem sei o trauma que vai na cabeça delas. Existe um sentimento geral de perda, ninguém sabe bem o que fazer nem para onde ir…"
Uma das forças da AMURT é o yoga e meditação, pelo que o staff em Port-au-Prince já iniciou esforços para disponibilizar centros onde as crianças possam receber estas ferramentas de auto-cura.
"Por agora estamos a dar assistência aos mais pobres, e vamos ajudar as crianças com centros onde se pratica yoga, artes e meditação." – explicou Dharma – "Este é um esforço que está a ser feito por várias organizações, e desta vez está a correr bem."
A AMURT tem décadas de experiência e trabalho de campo no Haiti, com muitos projectos a decorrer. Está a responder a esta catástrofe com muita rapidez e eficiência, e está comprometida a ficar durante o tempo necessário para aliviar o sofrimento de milhares de pessoas.
A equipa da AMURT no Haiti instalou um blog online com actualizações regulares vindas do trabalho na linha da frente. www.amurt-haitilive.com/
Campanha "Dê o seu coração ao Haiti" >
Vejas últimas notícias sobre o Haiti >
5 razões para contribuir através da AMURT >
—
AMURT Portugal
Associação de Apoio Social e Humanitário
Rua Visconde de Santarém, 3º Sala 1
1000 – 286 Lisboa
www.amurt.pt | geral@amurt.pt
(+351) 210197707 / 931 444 204
skype: amurt-portugal