Ananda Kalyani
O projecto Ananda Kalyani nasceu de um sonho da AMURT Portugal que, estabelecendo parcerias com vários grupos formais e informais pretendem criar um mundo melhor para todos de uma forma cooperativa. Hoje, contamos com dezenas de voluntários altamente qualificados que trabalham nos diferentes aspectos do projecto e estão a tornar o nosso sonho numa realidade.
A nossa meta é criar um modelo de vivência sustentável numa área desertificada no centro de Portugal, que irá atrair pessoas e criar um interesse renovado em viver no campo. As nossas áreas de interesse inicial centram-se na ecologia, agricultura sustentável, vegetarianismo, desenvolvimento pessoal, arte, serviço social e activismo social.
Em 2012, encontrámos um vale abandonado num corredor ecológico da reserva natural da Serra da Estrela e começámos a construir… Construímos pessoas, comunidade, projectos educacionais, um movimento de agricultura ecológica local, eco-festivais, uma floresta comestível, pomares de frutas comestíveis, hortas, um café vegetariano, um centro de yoga, armazéns, belíssimos domes e um paraíso para crianças.
A Ananda Kalyani espera inspirar e influenciar a sociedade em geral, através de pequenos grupos de intervenção que se dedicam a temas como a ecologia, yoga e meditação, arte e cultura, educação e aprendizagem ao longo da vida, activismo e serviço social. Organizamos um festival de verão anualmente e participamos noutros festivais onde temos um restaurante vegetariano/vegano. Festivais são espaços perfeitos para espalhar boas práticas acerca de um estilo de vida saudável e o conceito de voluntariado. Também organizamos conferências de activismo social em colaboração com a universidade local e cooperamos com o governo local.
Aqueles que mais beneficiam das nossas actividades são na verdade os voluntários que passam 6 a 12 meses no nosso projecto, que encontram um lugar permanente na comunidade ou que voltam aos seus países com a oportunidade de partilhar as suas experiências com as suas comunidades locais. Está interessado nas nossas ideias? Gostaria de fazer voluntariado connosco?